quarta-feira, 6 de maio de 2009

Virtua Fighter 4 - Evolution (PS2)



Na minha opinião, o melhor jogo de luta de todos os tempos. Quando comprei o Sega Saturn lá por meados de 1995 ou 1996, veio o 1º Virtua Fighter como brinde. E desde aquela época, eu me amarrei no jogo. Diferente da maioria dos games de lutas, usa-se muita estratégia nesse jogo. Não basta chegar e apertar um monte de sequências de botões e achar que vai ganhar do adversário. Tem que saber a hora certa de atacar e defender, de usar os arremessos, os combos e também ter reflexos aguçados e prever os golpes do adversário. Logo em seguida já comprei o 2º jogo da série, que apresentou melhoras muito significativas, tanto nos gráficos como jogabilidade.

Então no final de 2008, comecei a jogar esse incrível jogo e a cada dia que jogo, me impressiono mais com a exuberância dos cenários e os golpes realísticos. E posso afirmar com toda certeza. Nenhum outro game de luta é tão realista como esse.


Avaliação

Gráficos: 95. Os gráficos são muito bons, os personagens e os cenários parecem reais. Há cenários em que você luta na água, na areia, ou na chuva, e a física envolvendo esses fenômenos é quase perfeita.

Som: 92. O som é outro ponto forte nesse game, principalmente as músicas de fundo dos cenários, retratando bem a dinâmica do ambiente. Os personagens sempre falam alguma coisa antes e depois da luta e cada voz combina perfeitamente com o dono. O único porém é que eles falam só em japonês ou inglês.

Jogabilidade: 100. A jogabilidade é o principal diferencial entre Virtua Fighter 4 - Evolution e os outros jogos de luta. Os "protagonistas" são maleáveis digamos assim.

História: 70. Poderia ser melhor desenvolvida. Cada personagem tem o seu objetivo, como Jeffry ,um pescador, que participa do toneio para ganhar dinheiro e ir atrás do seu maior inimigo o "Satan Shark", um enorme tubarão que destruiu seu antigo barco. Mas no jogo, nada disso é citado.

Diversão: 90 . Um excelente jogo, pra mim o melhor jogo de luta de todos os tempos. Muita gente não gosta desse jogo, porque ele requer prática para você jogar razoavelmente bem e não tem poderzinhos, como raios de energia nem nenhuma espécie de arma. Pra mim, é um dos que mais se assemelham à realidade.

Nota Final: 89,4